terça-feira, 6 de janeiro de 2009

 




Doença de Basedow


Doença de Graves ou doença de Basedow-Graves ou ainda bócio difuso tóxico, Graves em homenagem ao médico Robert Graves, que a descreveu em 1835, é uma doença auto-imune, que gera uma anomalia no funcionamento das glândulas tireóides. É uma forma de hipertireoidismo, a única que apresenta como sintoma irritação nos olhos e pálpebras.


Causa
A causa é incerta, mas acreditam que anticorpos estimulam uma produção de hormônios tireoidianos É uma doença auto-imune em que os anticorpos ( imunoglobulinas) se ligam aos receptores de menbrana do TSH ou seja os anticorpos induzem a ativação continua de secreção dos hormônios pela glandula tireóidea , os anticorpos fazem o papel do hormônio estimulante TSH. Os anticorpos que provocam hipertireoidismo quase sempre são produzidos em conseqüência de auto-imunidade contra o tecido tireóideo.

Sintomas
Na maioria das vezes bócio, pode apresentar exoftalmia e raramente elevação da pele na porção anterior das pernas. Além disso apresenta sintomas típicos de hipertireoidismo calor excessivo, aumento do ritmo intestinal, nervosismo, suor exacerbado, perda de peso, inchaço nos dedos, taquicardia, pele úmida e dores musculares. Os sintomas oculares podem aparecer após de tratada a doença, mais comummente entre os fumantes.

Diagnóstico
Pode ser diagnosticado pelo visível aumento na tiróide, por ultrassonografia ele procura a causa. E pelas doses de T4 e TSH no sangue, além de anticorpos contra a tireóide.

Tratamento
Propranolol, metimazol ou o propiluracil, com iodo radioativo são opções. Normalmente o tratamento é sintomático. No caso ocular, pode ser administrado prednisona, corticosteróides, ou radioterapia orbitária; em último caso, cirurgia.

0 comentários: